sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Uma pobre cega nas desafiadoras provas do Enem

E amanhã é dia de prova do Enem e preciso admitir que isso me dá
frio na barriga, feio, uma pessoa do meu tamanho e idade tendo friozinho
na barriga por uma provinha qualquer, mas é essa a realidade, sinto frio
na barriga quando penso no Enem, e irei relatar minha terrível
experiência do ano anterior.
Quando me inscrevi no dito cujo, marquei lá que era cega, que
precisava de atendimento especial e bla, bla, bla, estava inscrita no
exame, um tempo depois, recebi uma ligação do MEC perguntando do que
exatamente eu precisava, prova em Braille, computador adaptado e essas
coisas, na hora fiquei muito feliz, computador para fazer a redação era
tudo que eu poderia querer, e já que estavam oferecendo um seria ótimo.
Chego no dia da prova e me levam para a dita " sala especial",
pergunto pelo meu computador e cadê? onde está o meu lindo
computadorzinho?, é, ele não veio... E eu na esperança de usar o
computador não pedi prova em Braille e me fodi... Passado esse "
pequeno" probleminha começa a prova, e minha ledora querida queria minha
caneta azul ( ou preta?), veja bem, euzinha aqui, cega, sonhando com um
computador para fazer a prova, qual motivo me faria levar uma caneta
para o exame???? após umas caras de bunda da ledora, caneta emprestada
da sala ao lado, começa a prova... Uma das ledoras lia muito bem, era
jornalista, tinha uma voz boa e tal, mas ah, minha gente, estava eu numa
sala enorme, apenas eu e a ledora ali, um silêncio total nos corredores,
uns passarinhos cantando suavemente na janela, o sono foi inevitável, eu
meio que parava de ouvir a ledora e me " ligava" quando ela tava
perguntando a resposta certa, e aí, para não ter que passar por tudo
outra vez eu dizia qualquer letra e partia para a próxima questão
torturante, eu não consigo mesmo ficar atenta com alguém lendo para mim
o tempo todo, no começo até vai, mas depois que acostumo com a voz é um
martírio, e foi assim a prova toda, ah! e preciso comentar das questões
com figuras...A fiscal das salas especiais veio me contar toda alegre,
que esse ano as provas especiais tinham descrições de figuras, que tudo
ia ser mais fácil e lindo, e eu acreditei, e me fodi outra vez. veja
bem, eu sou cega, sempre fui cega e nunca vi coisa alguma com os olhos
:D uma das questões era sobre um jogo de futebol, a figura descrevia os
jogadores com os braços levantados, joelhos dobrados e sei lá mais o
que, e era para responder o que eles estavam fazendo, eu tive que rir
dessa questão, o idiota que fez essa descrição certamente estava rindo
da minha cara, se eu sou cega, se eu nunca vi um jogo de futebol na
vida, qual é, qual é pelo amor de jesuis perguntar o que o jogador está
fazendo com os braços levantados e joelhos dobrados???? ( fato que eu
chutei qualquer coisa), tinham outras questões bem descritas assim na
prova, fora as tabelas e gráficos de matemática que as descrições
estavam de dar pena e eu novamente tive que chutar tudo, mas algo que me
irritou mesmo foi a redação, maldita redação, maldito exame, maldita
ledora. A infeliz fez eu soletrar palavra por palavra da minha redação,
eu entendo que a escrita é importante, eu entendo que isso é avaliado e
tudo o mais, mas se alguém tem a habilidade de ditar um texto, coisa que
eu já acho uma droga e ainda ter que soletrar tudo, parabéns, eu,
infelizmente não possuo essa característica e devo ter feito a redação
mais lixo possível.
Eu odiei a experiência, sei que muitos colegas cegos tiveram vários
problemas como eu, teve ledor que não apareceu no dia e o cego se
ferrou, teve cego que pediu prova em Braille e não recebeu, teve cego
que não conseguiu chegar até o local da prova, e muitos outros
problemas, acho que o exame precisa melhorar absurdamente ainda, e já
que querem obrigar a fazer, que façam alguma coisa no mínimo prestável
então, eu nunca faria de boa vontade, só faço por ser pobre e precisar
do Fies para o próximo ano, sorte que não depende da nota, que
provavelmente a minha será vergonhosa caso eu tenha as mesmas
dificuldades do ano anterior, aos colegas que vão prestar a prova, boa
sorte, e toneladas de paciência para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário